Política de segurança

Este documento descreve, genericamente, as práticas e definições de segurança aplicadas a esta plataforma (ead.ipleiria.pt) como parte integrante dos sistemas de informação do Politécnico de Leiria.

Informações gerais

Este sistema faz uso das boas práticas de segurança vigentes, nomeadamente no que diz respeito à integridade, confidencialidade, disponibilidade e autenticidade da informação, na tentativa de proteger os sistemas de informação do acesso, utilização, destruição, disrupção e modificação não autorizados. A segurança deste sistema é apoiada por duas equipas distintas do Politécnico de Leiria:

  • Serviços de Informática do Politécnico de Leiria: gestão e manutenção da segurança da infraestrutura tecnológica (equipamentos, rede, virtualização, correio eletrónico e serviços de apoio);
  • Unidade de Ensino a Distância: assume a responsabilidade da segurança aplicacional da plataforma, nomeadamente ao nível da plataforma Moodle e serviços de software de apoio, no ambiente virtual fornecido (serviços Web, SGDB, sistema operativo, entre outros).

Acesso à informação

Apenas é fornecido o acesso considerado necessário para a execução das tarefas associadas aos perfis de utilizador. Situações excecionais carecem de autorização da presidência do Politécnico de Leiria ou da direção da Unidade de Ensino a Distância, no âmbito das competências delegadas pela presidência do politécnico.

Confidencialidade das senhas/palavras-passe

Todas as contas no sistema de informação devem estar protegidas com senhas (ou um método de autenticação similar) que permita inferir a responsabilidade pelas ações executadas na platforma. As senhas pessoais de contas locais armazenadas no sistema são cifradas, não sendo armazenadas senhas de contas de utilizador do domínio IPLeiria.pt no sistema. A transmissão de senhas entre os clientes e o serviço é feita de forma cifrada.

Os utilizadores são responsáveis por garantir a confidencialidade da senha de acesso da sua conta, garantindo que a mesma não é conhecida e/ou não possa ser utilizada por terceiros para executar ações em seu nome. Os utilizadores são os únicos responsáveis pelas ações executadas com as suas contas pelo que, caso a sua senha seja comprometida, devem proceder à alteração da mesma junto dos serviços de informática do Politécnico de Leiria no menor espaço de tempo possível.

Política de cópias de segurança

O sistema executa cópias de segurança automáticas semanais de todas as unidades curriculares que não estejam ocultas e que tenham sofrido alterações desde a última cópia de segurança. Estas cópias de segurança ocorrem em períodos (tipicamente) de menor tráfego, mas dado o volume de dados que é necessário processar, podem ter um impacto significativo na performance do sistema. Por questões relacionadas com a dimensão das unidades curriculares e dos recursos tecnológicos disponíveis, apenas é mantida uma cópia de segurança por cada unidade curricular. Os utilizadores são responsáveis por manter as suas próprias cópias de segurança da informação que introduzem ou descarregam da plataforma. As cópias de segurança são destruídas quando os custos da sua manutenção não compensam os benefícios. Atualmente este período está definido para dois anos letivos.

Se tecnicamente possível, para além do sistema com os conteúdos do ano letivo em curso, são disponibilizadas os sistemas que suportaram as atividades educativas dos dois anos letivos imediatamente anteriores ao ano letivo corrente. Estas plataformas servem apenas para consulta de informação e não devem ser atualizados quaisquer recursos nestas instâncias (dado que não são efetuadas cópias de segurança dos mesmos).

Informações adicionais

Este sistema baseia-se na plataforma Moodle, sob gestão da Unidade de Ensino a Distância do Politécnico de Leiria. Caso persistam dúvidas ou encontre um problema relacionado com a segurança do sistema, deverá contactar-nos através da nossa plataforma de apoio ao utilizador.

Ao utilizar este sistema os utilizadores concordam que, para além do imposto pela legislação vigente, o Politécnico de Leiria e os seus colaboradores não fornecem quaisquer garantias de segurança implícitas ou explicitas. Os utilizadores são os únicos responsáveis pela proteção da confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e não-repúdio da informação que fornecem/obtêm do sistema, bem como por manter cópias de segurança dessa informação.

Última atualização: